segunda-feira, 6 de junho de 2011


TRIBOS URBANAS
Grupo: Joyce/ Mayara/ Fernando/Viviane/
 Amanda/ Flávia/ Carina. - 1° semestre jornalismo

    Hábitos diferentes, mesmos ideais, protestos e mais protestos, a mesma moda, a mesma fala, são características das Tribos Urbanas. Jovens que se encontram em um grupo da mesma faixa etária e curtem a vida da mesma forma. Entre eles estão os emos, rappers, rockeiros, skatistas, sertanejos, funkeiros, hippies, musica eletrônica entre muitos outros. Para conhecer mais sobre alguns dos acima citados, seguem abaixo algumas tribos:


EmoCore
 Por Fernando Santos
   Tênis All Star, calças justas e coloridas, meias listradas, luvas, óculos, olhos pintados e franja a tapar um olho. Essas são características físicas que definem uma tribo que vem crescendo entre os jovens: os Emos.

     
Essa espécie de metrossexualidade, entre os meninos, surpreende as garotas e os pais, pois, antes só elas utilizavam chapinhas para alisar os cabelos e com essa moda em
ascensão os garotos demoram horas arrumando as exóticas franjas e, além disso, pintando os olhos e unhas (coisa que até pouco tempo só mulher fazia).
      As roupas são inspiradas em bandas como Green Day, NX Zero, Restart, Good Charlotte, The Used, Seatia, Thursday e My Chemical Romance que mesclam som pesado com letras românticas. Os acessórios que compõem o look são exagerados e chamativos (óculos, meias, colares, luvas).
  Também há um enorme preconceito contra a tribo. Não é incomum que os emos, tanto meninos quanto meninas, sejam insultados ou até agredidos por outros jovens.    
   Um adolescente emo de um tradicional colégio paulista, foi alvo de agressão dentro da escola depois de publicar no Orkut uma foto em que beijava um colega.
  Essa tribo é contra o preconceito, não são violentos e são vistos como sensíveis, emotivos e tolerantes.


Música Eletrônica.
Por Carina 
    Musica eletrônica é toda música que é criada e modificada através do uso de equipamentos e instrumentos, como sintetizadores, gravadores digitais,computado­res ou softwares de compo­sição. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação.
    A década de 1980 e décadas seguintes na música eletrônica foram marcadas pelo surgimento da música eletrônica dançante, levando ao desenvolvimento de novas ramificações como o techno, ohouse e o trance. A música eletrônica torna-se a partir de então, além de um estilo musical, um estilo de vida marcado pelas raves e pelos DJs.                                                



    São musicas que fazem os jovens dançarem a noite inteira, agitando e alegrando. Músicas da nossa geração que fazem o maior sucesso, nossas madrugadas dançantes.
<<O maior curinga do guarda-roupa perfeito para sair à noite é o jeans.



Sem contar com vestidos e mini-saias que combinam perfeitamente com o look balada.>>

HIP HIP
Por Joyce do carmo

     O Hip Hop é composto por três principais  elementos: o Rap que é a expressão através de rimas e da música (Rhythm And Poetry, em português ritmo e poesia); o Break é a dança manifestada pelos conhecidos B-Boys e B-Girls; e o Grafite que é a demonstração artística da cultura  Black.
       O objetivo principal do Hip Hop é dar voz aos  “invisíveis”, ou seja, mostrar para toda sociedade os problemas, dificuldades e necessidades que as classes mais excluídas, guetos e periferias passam diariamente. Hoje se desviou do foco. Fazendo apologia ao crime, ás drogas e á violência, virou alvo de crítica e preconceito pela sociedade.
Hip Hop é um modo de ser e modo de estar. É um estilo de vida. Uma ideologia. Uma cultura a ser seguida.
Em meio há tantos protestos contra a pobreza e desigualdade social, no “mundo Black” há também muita ganância por carros, dinheiro, mulheres, drogas, ouro e mansões. Para ser aceito nesse meio é preciso ter muito dinheiro. Para eles é sinal de poder. É a forma de mostrar “quem pode mais”.
A dança dessa tribo é livre de regras e tabus. Então não perca tempo. Entre nesse ritmo e se divirta.
.         
Paz, amor e responsabilidade
Por Mayara M. Cruz
Quem pensa em hippies pensa em loucos, drogados e “sem noção”. No entanto, nos primórdios dos anos 70 e 80, os hippies eram jovens que lutavam a favor da liberdade seja de expressão, amor e drogas.
O mais conhecido evento lançado pelos hippies foi o Festival de Woodstock Music e Art Fair, realizado durante dois dias na cidade de Bethel em Nova Iorque, no ano de 1969. O Festival foi um marco histórico na era do “paz e amor”
Foto: Divulgação



Mas não foram somentos americanos que se juntaram em festivais e manifestações, no Brasil entre os anos 1970 e 1980 foram realizados quatro festivais apelidados de “Woodstock tupiniquim” que aconteceu na cidade de Iacanga no interior de São Paulo.                           
                                                              Foto:Divulgação >
 No jornal Folhateen, na edição de segunda-feira (23), uma matéria especial falou sobre os hippies brasileiros que participaram do festival em Iacanga. Grande parte daqueles jovens que curtiram o show dos Mutantes, Alceu Valença e Erasmo Carlos; e fumaram muita maconha, segundo eles, hoje são doutores e engenheiros que não se arrependem de ter participado do festival, mas não deixariam os seus filhos estar lá.
Há 20, 30 anos atrás os jovens se preocupavam com o futuro do país, tinham iniciativas para se manifestar contra aquilo que os desagradava e manifestavam o seu amor e suas ideias para um mundo já capitalizado. Hoje em dia, poucos tomam essas iniciativas, os jovens de hoje pensam em seu próprio futuro, em suas obrigações e anseios.             Perguntei para uma colega de trabalho se ela seria hippie nos dias de hoje, “Eu!? Se eu sair pelada por aí eu sou presa e esculhambada pela sociedade”, respondeu.
   Talvez, seja destes jovens que o mundo precise, eliminando as ‘drogas’ da tão famosa frase, podemos recrutar jovens de paz, amor e responsabilidade para reacender as verdadeiras ideias hippies e combater tudo aquilo que nos desagrada. Por que não?

Sertanejo
Por Flávia Gati
 Música sertaneja ou caipira é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1920, por compositores rurais e urbanos, cujo som da viola é predominante.
   O estilo musical é dividido em quatro eras, da mais antiga até a mais recente. Reciclando e diferenciando todas as épocas antecedentes, surge o Sertanejo Universitário aproximadamente no ano de 2005. O nome da ramificação do sertanejo foi criado pelo fato de que o maior número de apreciantes cursavam a faculdade.   Atualmente o sertanejo universitário atrai muitas pessoas em locais, para dançar em um ritmo mais “jovem”. Fenômenos desse ramo musical movimenta milhares de pessoas em seus shows por todo o Brasil.
   O fenômeno Luan Santana constantemente bate recordes de público por onde passa, chegando a mais de 50 mil pessoas em uma só noite.

   vestuário é um dos maiores destaques nos eventos sertanejos e podem ser destacados pela simplicidade.    Principalmente entre os homens, mostrar as fivelas do cinto está cada vez mais evidente. Usa chapéus também está se tornando um hit, não só nos eventos sertanejos mas em praias e outros lugares também.

O xadrez é uma tendência muito forte do sertanejo e está cada vez mais visível no dia a dia das pessoas, assim como as botas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário