sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tatuagem - Tribo x Arte x Moda.


A arte sobre a pele

Fazer arte sobre a pele não é moda nova.  Com mais de 3500 anos, a tatuagem até hoje representa a personalidade da pessoa. Quando surgiu servia para identificar os indivíduos de cada tribo, os povos primitivos tinham tatuagem para representar os fatos mais importantes de sua vida, como por exemplo, o nascimento, a puberdade, o desenvolvimento e a morte.A tatuagem era muito usada pra mostrar a vida e já eram feitas nos guerreiros que venciam batalhas e passavam a ser reconhecidos por essas marcas que orgulhosamente carregavam. Os cristãos eram reconhecidos pelas tatuagens que tinham pelo corpo, como desenhos de cruzes, peixes, letras gregas e pelas letras IHS
Desde a década de 50 até o século XXI, muitas técnicas foram aprimoradas. Quando a tatuagem chegou ao Brasil, por volta de 1950, havia apenas cinco cores disponíveis, os traços eram grossos, as agulhas limitadas e os desenhos não podiam ser muito trabalhados. Agora, cerca de 70 tonalidades para pele estão disponíveis no mercado, o que possibilita desde o degrade até verdadeiras pinturas na pele, de acordo com os profissionais da área.
Já no começo da era moderna a tatuagem era vista como sinal de marginalidade, porém ela deixou de ser vista dessa maneira a partir do momento que foi sendo vista nos corpos de artistas, músicos e pessoas comuns. 
Quando a tatuagem deixou de ser um símbolo de marginalidade, ela passou a ser símbolo de expressão de arte no corpo. Antigamente as tatuagens eram feias, com desenhos iguais aos de cadeia, hoje em dia já não é mais assim, as tatuagens são feitas com traços bonitos e cores diversificadas.
Censura
Quando o assunto é tatuagem, encontramos até mesmo cartilha onde se incentiva ou não a pessoa a ter a sua primeira tatuagem. E para aquelas que dizem sofrer algum tipo de preconceito, com certeza também poderão se beneficiar, pois esta mostra como é possível explorar os valores sociais de alguém, mesmo com um desenho sobre a pele, assim deixando que uma tatuagem não afete no aspecto social, familiar e profissional. Ao invés de se alienar a um grupo de tatuados, que vivem lamentando o fato de sofrer preconceito, foi atrás de respostas, até então, pouco esclarecidas, para que ele pudesse ter uma vida comum como qualquer outra pessoa, seja ela com ou sem tatuagem.*
Da década de 1980 para cá, a imagem que se tem de pessoas com tatuagem foi mudando no Brasil. No começo, apenas algumas tribos carregavam essa 'arte na pele'. As pessoas dessas tribos eram tidas como diferentes e até mesmo associadas à prostituição e à marginalidade. Muitos eventos que promovem não somente a tatuagem como os piercings e outros tipos de arte aplicáveis ao corpo contribuíram para que houvesse essa mudança.

Com o passar dos tempos, as pessoas estão lutando pela sua liberdade e direito de viverem em igualdade.

Por Simone Tomazeli e Elis Rodrigues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário