sábado, 4 de junho de 2011

Como a série se insere na cultura!?



Como todos os dias, Joey, Monica, Chandler, Ross e Phoebe se reuniam na casa de Rachel após um café da manhã na cafeteria ao lado de suas casas. Adoravam jogar conversa fora. Diálogos discutidos em um bar qualquer de esquina. Cada um tinha uma forma diferente de pensar, brigavam, batiam boca e “chutavam o pau da barraca”, mas no final, entravam em um consenso, e lá vinha a conclusão: A bebida havia subido e pronto, agora ferrou!

Era quarta-feira quando Chandler resolveu jogar à mesa um tema que parecia ser fácil e banal, mas quando posto a tona, se torna complexo demais para apenas uma garrafa de vinho para iniciar o fim da manhã. Os amigos tinham como ritual, um dia sim e um não, após o café da manhã beber vinho e discutir sobre assuntos aleatórios.

Phoebe era conhecida por sua voz pouco agradável quando cantava e seu bom humor apesar de seu passado pobre. Mas isso não a impedia de tentar cantar suas –horríveis- músicas. Também não era muito reconhecida em quesitos de inteligência. Mas de vez em quando surpreendia a galera com um pensamento bem elaborado.



-Então, eu acho que seria válido jogar a mesa hoje a cultura. – disse Chandler, excitado com a idéia. O que vocês têm a dizer sobre?

-Cultura é um mundo amplo, cheio de mistérios, inovações. É um mundo novo. Algo que nos permite conhecer o ambiente do meu vizinho sem nem ao menos sair de meu país, ou até mesmo de minha cidade. –disse Rachel com um sorriso de satisfação por sua resposta rápida.

-Pra mim, cultura é o que define quem você realmente é. – respondeu Ross perdido em seus pensamentos.

-Eu acho que vocês estão completamente errados. Cultura é... Cultura é uma arte, e poucos tem o dom de aplicá-la em si. –Joey se enrolada mais do que o amigo em seus pensamentos e mordia o lábio inferior, pensando em uma de suas garotas.

-Eu devo concordar com a Rachel e bom... Joey, você é um panaca. –disse Monica que em seguida bateu no braço forte de Joey e todos riram com a ação. Inclusive a moça. – Mas e você, Chandler, o que acha?

-Concordo com todos. Cada um, um pouco! –disse Chandler que em seguida levantou a garrafa de vinho tinto e levou aos lábios, dando um grande gole. – E você, Phoebe? –perguntou Chandler limpando os lábios com a manga da camisa para a amiga cabisbaixa.

-"Sem a música, a vida seria um erro." – respondeu Phoebe em um lance rápido. – Pra mim, cultura está em um olhar, na fala, no seu gênio, na personalidade. Cultura nada mais é do que o ar que você respira. Está na arte. Nietzsche creu nisso, na arte e na música.

Mais uma vez a garota surpreendia os colegas. Chandler engasgou com sua própria saliva.

- E mais, eu acredito que vocês vivem em uma caverna que se chama “ego”. Vocês estão presos dentro de si mesmos, são incapazes de amar, de ver adiante. De respeitar o que o outro é. Vocês me vêem como uma garota burra, ingênua, mas não respeita minha cultura, meu passado. Meu sangue.

-Phoebe... O que te deu? – Perguntou Rachel com os olhos arregalados enquanto todos estavam calados e espantados.

-Nada! Apenas gosto de ressuscitar pensamentos de filósofos que eu considero bons. – Phoebe sorriu. – Vocês deveriam fazer o mesmo. – a garota deu os ombros. Em seguida, se levantou e começou a cantar com seu jeito desengonçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário