sábado, 4 de junho de 2011


Todos voltaram a seu estado de espírito de minutos atrás. Confusos, é claro. Ao terminar a cantoria, a moça sentou-se no chão e o assunto voltou à tona.

-Vocês já assistiram aquela série policial? CSI, se não me engano. – perguntou Monica. Pois então, é considerado cultura de massa.

Todos ficaram com cara de ponto de interrogação.

–E que diabos é isso? – perguntou Joey.

-Cultura de massa é... Como eu posso dizer? Uma coisa maçante, chata. A história se repete, nunca muda. Acaba se tornando algo cansativo. Ao contrário da cultura popular, que é acessível a todos, mas não é necessariamente cansativo, repetitivo. Já a erudita é direcionada ao público mais culto. Se é que me entendem. Não me recordo nenhuma série nesse gênero.

Ross apenas concordou com a cabeça, mas logo se manifestou.

–Phoebe, o que quis dizer com estarmos presos em uma caverna? De onde tirou isso? Melhor: o que isso tem a ver com o nosso assunto sobre cultura?

-Simples. Você se torna tão amante de televisão, que acaba perdendo sua identidade. Platão já dizia que vivemos em uma caverna onde acreditamos naquilo que vemos e não nos arriscamos sair dela por não acreditar que exista outro mundo. Nós nos bloqueamos em relação à cultura alheia, se você não corresponde a minha, automaticamente sou excluída. Grande parte dessa culpa vai à televisão. Séries e novelas te mostram realidades e culturas diferentes, comportamentos diversificados e o afastamento entre elas, o preconceito.

O dia prosseguia e o assunto dos amigos se desenrolava conforme as explicações surgiam. Não demorou mais do que cinco horas para todos estarem com vinho na cabeça, principalmente Chandler que era amante de bebidas, consumiam sem perceber. Como de costume, todos entraram em um consenso e perceberam que independente da cultura do vizinho nós devemos primeiramente respeitá-la e conhecê-la. Torciam pra sair da caverna de onde viviam, mas como já dizia algum sábio perdido no mundo: “Não penso, não existo, logo assisto”. Os amigos por fim acabaram todos festejando juntos e terminaram o dia com boas risadas e novos aprendizados. E o amanhã seria um novo dia. Uma nova discussão e mais uma lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário